
O primeiro coordenador foi Cairo Marques, nomeado em 1963, e a primeira diretoria Nacional foi constituída em julho do mesmo ano, durante o primeiro Congresso Nacional dos Grupos Missionários de Mocidade: Carlos Alberto de Quadros Bezerra - Vice-presidente; Leila David Muzell - primeira secretária; Luis Ernesto de Castro - segundo secretário; Jofre de Cabral Moraes - Tesoureiro.
O primeiro e principal objetivo era formar grupos missionários de jovens em todas as igrejas locais. O segundo era difundir o caráter missionário destes grupos, que treinavam jovens no evangelismo pessoal, faziam cultos em praças e promoviam sua integração social em festas e retiros, formavam e treinavam músicos, corais e conjuntos para trabalhar na igreja local.
Nestes grupos também era dada especial atenção à leitura cristã, sendo nomeado um bibliotecário pela diretoria, e cada grupo organizava sua biblioteca. Na década de setenta a igreja sede possuía três bibliotecas: no grupo de mocidade (hoje grupo de jovens), grupo de juvenis (hoje adolescentes) e no Instituto Bíblico Quadrangular (hoje I.T.Q.). Juntas possuíam mais de 800 títulos, entre livros de teologia, biografias, testemunhos pessoais, além de bíblias em várias versões e idiomas, Atlas históricos, Atlas bíblicos, etc.
Os sócios do grupo eram membros da igreja local e eram registrados no rol do grupo recebendo uma carteirinha de sócio. Havia duas categorias de sócios: os que somente contribuíam para o grupo e freqüentavam as reuniões de domingo, e os que participavam ativamente de todos os trabalhos promovidos pelo grupo. Cada grupo tinha a sua diretoria constituída por presidente, vice -presidente, dois secretários de atas e tesoureiro. O presidente era nomeado pelo CDL (Conselho da igreja local) e os demais membros eram eleitos pelo próprio grupo de jovens. Além da diretoria sempre havia um pastor ou pastora sênior nomeado pelo CDL como Conselheiro.
Os Coordenadores Regionais dos Grupos de Mocidade eram indicados pelo Superintendente de cada Região e o Coordenador Nacional pelo Conselho Nacional de Diretores da IEQ. A Coordenação Regional de São Paulo foi responsável, em conjunto com o Grupo de Mocidade da Igreja Sede, pela realização do primeiro acampamento de jovens quadrangulares, no ano de 1972. Nessa época era coordenador da região João Isaías Boscatti e ele, juntamente com uma equipe regional, organizou o primeiro acampamento na cidade de Campinas - SP, no local conhecido como "Monte do Senhor". Alguns participantes da equipe de trabalho dos acampamentos foram Daniel Marins, Elizabeth Pereira dos Santos, César Augusto dos Santos, Elizabeth Garcia, Sueli de Jesus Cajeron e Marli de Jesus, contando com a experiência e orientação do missionário americano da Foursquare para a mocidade, Rev. Gary Scot Royer.
O tema daquele primeiro acampamento foi "À Sombra da Cruz", e teve como preletores a Miss. Lucille Marie Jonhson e os missionários Gary e Leslie Royer. Vários outros acampamentos seguiram-se no local chamado "Águas Vivas" em Parelheiros, São Paulo, para os quais acorreram jovens de todo estado de São Paulo, criando um movimento até então desconhecido em meio à Mocidade Quadrangular. As vagas para os acampamentos, que chegaram a reunir mais de duzentos jovens, eram disputadíssimas e se esgotavam rapidamente. Além dos missionários citados atuaram como preletores nesses acampamentos Pastor Cairo Marques, Pastor Carlos Alberto de Quadros Bezerra, Pastor Carlos Alberto Antunes e outros. Rev. George Russell Faulkner e Missionária Luella Jane Faulkner, então pastores da Sede e presidente da I.E.Q., ali estavam presentes apoiando a Mocidade da igreja.
Esses primeiros acampamentos foram a semente de inúmeros outros que vieram a acontecer em toda a I.E.Q. e mesmo em outras denominações, e muitos que ali tiveram experiências vívidas com Deus levaram a experiência dos acampamentos para suas igrejas, sendo que alguns tornaram-se líderes e pastores por todo Brasil.
Os Grupos de Jovens realizavam também vigílias e retiros locais e regionais. Os Congressos até então eram apenas Nacionais, organizados pelo Coordenador Nacional de Grupos de Mocidade nomeado pelo C.N.D. O cargo de coordenador Estadual somente passou a existir a partir do novo estatuto, promulgado em 1999.
Artigo retirado e levemente adaptado de: http://www.quadrangularbrasil.com.br/htdocs/origens.htm
pastor Cairo e um grande lider,
ResponderExcluirquero parabenizar o Eric ta maravilhoso voce e uma benca
ResponderExcluirquero parabenizar o Eric pelo site
ResponderExcluirAO MEU PASTOR CAIRO MARQUES E SUA DD ESPOSA IRACI
ResponderExcluirA PAZ DO SENHOR!
Quanta saudade, que bom vê-lo ( mesmo que seja por foto). Não sei se recordam de mim, mas tenho boa e abençoadas recordações de vocês).
Meus amados em Cristo, DEUS OS ABENÇOEM.
Continuo servindo ao SENHOR COM ALEGRIA E APRESENTANDO-ME DIANTE DELE COM CÂNTICOS.
Aleluia!!
Hoje sirvo ao nosso Pai na igreja Assembléia de Deus em Fortaleza - Ce. Mas meu coração continua na IEQ. Nela apesar da turbulência enfrentadas, tenho excelentes recordações. Infelizmente nunca tive a oportunidade devida na IEQ, nem o apoio necessário para crescer. Infelizmente, fui vítima da "banda podre" da igreja, Mas conheci bênçãos da Igreja, como voces dois.
Hoje, amadurecido em dias, experimetado no Serviço ao Senhor, Deus na sua missericórdia me presenteou com a graduação em três faculdades e no momento faço pós-graduação em acupuntura, que tem sido uma grande bênção para mim. Tanto a acupuntura quanto os exercício de tai chi.
aleluia!!!!
Nosso Brasil entregue às moscas. No Norte e Nordeste, como sempre largado. É crescente os crimes, a bandidagem permeia nosso povo. As praças são invadidas as drogas disseminadas, e agora com nosso governador e prefeita, ambos homossexuais, a prostituição e o lado gay tem se revelado com uma força brutal. Nossa prefeita tenta expandir a opção sexual dela como regra de conduta e gasta milhões na propagação.
Nestas chuvas o NE sofre a pior enchente e o êxodo rural é uam realidade.
Por outro lado, diante de tanto caos, onde os evangélicos, infelizmente contribuem, colocando no poder homens e mulheres gays, a igreja católica tem despertado e DEUS tem levantado padres com a visão evangélica que tem sido usados por DEUS. Mais uma vez DEUS prepara a arca de Noé.
Sou professor do ESTADO na área de biologia e de quimica, tenho testemunhado de JESUS, sei que é pouco, mas é o que posso.
NO momento estou abrindo uma casa de recuperação
de dependetes químicos, quero ainda neste ano, comprar um terreno e construir, para melhor ajudar.
Recordo-me no Ipiranga na década de 70-80, quando enfrentaste um problema parecido. Assim tento tirar das ruas, das praças e lixo humano, algumas pessoas,
se formos esperar por nossos governantes, a terra se tornará um caos ainda maior. Não é só um problema espiritual, ams também social.
Deus abençoando, além de recuperá-los, que profissionalizá-los, para tanto que me preparei.
Temos um grupo de irmãos imbuídos nesta missão, mas falta recursos (SE OS IRMÃOS PUDEREM, divulguem este trabalho e nos ajudem).
Graças a DEUS, sou bem conceituado na Assembléia de Deus. Não é preciso relatar das dificuldades, somos NORDESTINOS, isto diz quase tudo.
Quem sabe, DEUS poderá levantar irmãos que queiram se unir e juntos vencermos mais este desafio.
Além de profissionais liberais, contamos com o apoio do Pr Presidente da Ass de Deus, do Pr. Presidente da Presbiteriana de Fortaleza e de um delegado da polícia federal. Mas os recursos são muito, muito escassos mesmo.
Mas temos a fé que remove montanhas e o ardente amor pelas almas.
Posso dizer como Paulo: " _ combati o bom combate terminei a careira e guardei a fé". Não sei quando vou me encontra com ELE, mas estou preparado e tenho feito o meu melhor para ELE. ALELUIA!!!
Meus amados, se possivel entrem em contato conosco
fraternalmente em Cristo
ROBERTO PRACIANO
bus.co@hotmail.com ou
robertopraciano10@yahoo.com.br
Por favor de-meo e-mail ou hotmail do pr cairo marques
ResponderExcluirdiga-o que é para roberto praciano
ou repasse o meu
bus.co@hotmail.com
com esta casa de recuperação, queremos con vidadr missionários e pessoas a nos conhecerem. nossos irmãos batistas, tem feito um trabalho nas férias com médicos voluntários em diversas especialidades, meu intuito é de fazermos um trabalho voltados ao social, bem como o espiritual, recentemente evitamos o suicídio de dois jovens dependentes, um deles, já pregou o Evangelho, mas hoje, precisa de ajuda. fiz-lhes várias sessões de psicologia, e DEUS nos deu vitória, pois além de evitar que pulassem de uma caixa d'água, providenciamos remédio natural para combater a profunda anemia, com produtos naturais, pois como biólogo e químico, trabalho com produtos alternativos e naturais.
ResponderExcluirmas um dependente nestas condições, precisam desenvolver oficinas para não ficarem ociosos
trabalhar na terra para ajudar a desintoxicar. manter-se ocupados FISICAMENTE, pois isto lhes
deixará um pouco fastigado e a mente ocupada. dispersando o desejo de buscar "OUTRA ALTERNANTIVA". é preciso unidade, unir esforços. pois é um problema espiritual, mas social. Outro dia, respondendo a um comentário de um irmão nosso que não entendia a minha pré-disposição em ajudar a esses irmãos, disse-lhe: _ quanto custa a vida deles? cinco mil, dez mil? um centavo? ou mais?
o valor que deres para a vida deles, é o valor do sangue de JESUS, pois este foi o valor pago por DEUS com seu Filho. Ou seja DEUS, avaliou a vida do ser humano e pagou. Além disso, ELE me amou e amou você e a eles mais do que a JESUS, pois não poupou Seu Filho. não sei se podemos avaliar realmente o amor de DEUS diante de tão alto preço. Será que nós daríamos nosso único filho??? ELE me deu. Ele te deu. Ele nos deu. Aleluia!!
Ele bem que poderia simplesmente fechar os olhos e nos deixarmos à mercê, ou com o Poder de sua Palavra resgastar todos de uma só vez. Mas Ele usou O Verbo. Nesta ocasião o Verbo AMAR (Jo.3:16)
"Será se meu povo vai entender o quanto eu os amo?"
Temos preparado pesoas para a glória, mas para viverem aqui até chegar o Grande Dia?
há poucos dias, houve um grande culto na Igreja, temos uma galeia para umas 500 pessoas. me pediram para não permitirem dançar na galeria, pois poderia danificar ou cair. Ri e respondi, será o Grande Culto da Vitória, pois nós que estávamos lá em cima cairiamos na parte térrea e todos passariam para a glória. Qual é o problema. Vitória, conquistas, nos apresentaríamos diante do Trono. Pra que melhor?
Mas enquanto este dia não chega. Temos que "trabalhar pro meu Senhor levando a mensagem do amor..."
Obrigado ao Pr Walace e sua esposa Pra. Roberta por nos darem esta oportunidade de divulgarmos nosso trabalho e o amor de DEUS. Aleluia!!!
Quem sabe se NOSSO SENHOR nos permitirá nos conhecermos ainda nesta terra, pois somos forasteiros.
Que Ele seja engradecido em nosso ser e sua glória seja manifestada na terra.
Pr Cairo Marques... que bom ve-lo
ResponderExcluirMuitas saudades do tempo da SEDE em SP
Saudades de uma igreja que se chamana Igreja do Evangelho Quadrangular!
Hoje reduzida a cinzas do que um dia foi!!!
Pena que virou esse covil politico e mediocre aqui no Brasil
Que saudade daquela que um dia foi igreja de Jesus.
Pr Cairo que o Senhor o abençõe onde esta por que aqui!!!